A comida como rito e magia
(Os trechos abaixo são do segundo capítulo do livro COMIDA: UMA HISTÓRIA)
A lógica do canibalismo
[...] Na lógica canibal, o canibalismo é um exemplo claro de um fato universal: a comida reinterpretada como algo mais que sustento físico - a substituição da nutrição por valor simbólico ou poder mágico como motivo para comer; ou seja, a descoberta de que a comida tem um significado. Depois do ato de cozinhar, talvez esta seja a segunda grande revolução na história da comida. Diríamos segunda em importância, jé que como sabemos muito pouco sobre o tema, suas origens podem ser até mais antigas que as do cozimento. Nenhum povo, por mais faminto, escapou de seus efeitos, pois não existe hoje uma só sociedade que coma apenas para viver. Em todo o mundo, comer é um ato culturalmente transformador - às vezes de uma forma mágica. O ato de comer possui sua própria alquimia; ele transforma indivíduos em sociedade e doença em saúde; muda personalidades; pode sacralizar atos aparentemente seculares; funciona como um ritual; tranforma-se em um ritual; pode fazer com que a comida seja divina ou diabólica; pode liberar energia; pode criar laços; pode significar vingança ou amor e pode proclamar a identidade. Uma mudança tão revolucionária quanto qualquer outra na história de nossa espécie ocorreu quando o ato de comer deixou de ser meramente prático e passou a ser também um ritual. Dos canibais aos homeopatas e admiradores de comidas saudáveis, todos aqueles que comem buscam alimentos que, a seu ver, irão polir o caráter, ampliar os poderes, prolongar a vida.
Dietas e hábitos alimentares são inseparáveis do resto da cultura: em particular, eles interagem com a religião, com a moral e com a medicina. Eles se conectam também com as percepções espirituais em programas de comer para "alimentar a alma" e com ideais seculares como saúde, beleza e preparação física. Os obcecados por comida saudável - ou outros adeptos de novidades que comem para ter beleza, energia mental, ímpeto sexual, tranquilidade ou espiritualidade - estão na categoria dos canibais. Eles também buscam alimentos por seu efeito transceendental; são parte daquela grande revolução que ainda ressoa e que, pela primeira vez, atribuiu um significado ao ato de comer.
Comida Sagrada e Comida Profana
[...] Os alimentos básicos quase sempre são sagrados porque, como dependemos deles, passam a ter um poder divino. [...] Não é nenhum desrespeito comer um deus: é uma maneira de cultuá-lo.
[...] Os supostos efeitos são mágicos no sentido de que são esperados ignorando-se ou até contrariando as evidências, e muitos deles são associados a uma crença amaplamente generalizada nas propriedades mágicas do alimento, algo que ocorre em sociedades com todos os níveis de sofisticação: a crença na interdependência da comida e do sexo.
[...] a dietética moderna foi fundada, em parte, no começo do século XIX, como resultado de uma tentativa de criar uma dieta que levasse à castidade.
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Continua...
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